ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA AMIGOS DO ÓRGÃO

José Maria Pedrosa Cardoso

 
Natural de Guimarães, fez estudos superiores de Filosofia e Teologia em Valladolid e Munique, estudou Pedagogia e Didáctica Musical com Edgar Willems e Jos Wuytack,  Direcção Coral com Michel Corboz e Pierre Salzmann, diplomou-se em Piano pelo Conservatório de Música do Porto, fez a licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e obteve o grau de doutoramento em Ciências Musicais Históricas pela Universidade de Coimbra. 

Da sua actividade pedagógica, sobressai a criação e direcção de vários coros litúrgicos e amadores nomeadamente na cidade de Lagos, onde também organizou uma escola de Música, festivais de coros e cursos musicais de férias, e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi membro da equipa ministerial que redigiu os programas de Música para o ensino básico e secundário na actual reforma do sistema educativo.

A partir de Janeiro de 1987 acumulou a docência na Universidade Nova de Lisboa e no Conservatório Nacional com a assessoria a João de Freitas Branco na direcção artística e de produção do Teatro Nacional de S. Carlos.

Tem participado activamente em encontros e colóquios de Musicologia, escreve em revistas da especialidade, em  programas de concertos e ópera, nomeadamente na Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Nacional de S. Carlos, e em programas radiofónicos da Antena II e da TSF. É autor de O Teatro Nacional de S. Carlos - Guia de Visita, 1991, e de Fundo Musical da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1995.

Foi docente no Conservatório Nacional de Lisboa, a cujo quadro de nomeação definitiva   pertence, é professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde dirige actualmente o Mestrado em Ciências Musicais e é membro do Secretariado da nova licenciatura em Estudos Artísticos. Faz investigação musicológica nos principais arquivos musicais portugueses. É investigador do CESEM (FCSH da Universidade Nova de Lisboa) e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

 

Estão em vias de publicação a sua tese doutoral, sob o título de O canto litúrgico da Paixão em Portugal nos séculos XVI e XVII: Os passionários polifónicos de Guimarães e Coimbra (Coimbra: Imprensa da Universidade) e Um Cerimonial da Capela Real no tempo de D. João III (Coimbra: Biblioteca Geral da Universidade).  Prepara ainda a publicação de outros documentos inéditos do século XV e XVI sobre a prática musical em Portugal.

Em colaboração a Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura, prestou cursos breves sobre História da Música Portuguesa em diversas localidades do país. Formador do Programa FOCO, tem ministrado cursos alargados de   Música Portuguesa em escolas oficiais, prestando ainda o mesmo serviço a autarquias, como foi o caso da Câmara de Matosinhos nos finais do ano 2000.

(nov2003)

musicólogos

revista | concertos | congressos