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Natural de
Guimarães, fez estudos superiores de Filosofia e Teologia em
Valladolid e Munique, estudou Pedagogia e Didáctica Musical com
Edgar Willems e Jos Wuytack, Direcção Coral com Michel Corboz e
Pierre Salzmann, diplomou-se em Piano pelo Conservatório de Música
do Porto, fez a licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade
Nova de Lisboa e obteve o grau de doutoramento em Ciências Musicais
Históricas pela Universidade de Coimbra. |
Da sua actividade pedagógica,
sobressai a criação e direcção de vários coros litúrgicos e amadores
nomeadamente na cidade de Lagos, onde também organizou uma escola de
Música, festivais de coros e cursos musicais de férias, e na Faculdade
de Letras da Universidade de Coimbra. Foi membro da equipa ministerial
que redigiu os programas de Música para o ensino básico e secundário na
actual reforma do sistema educativo.
A partir de Janeiro de 1987 acumulou
a docência na Universidade Nova de Lisboa e no Conservatório Nacional
com a assessoria a João de Freitas Branco na direcção artística e de
produção do Teatro Nacional de S. Carlos.
Tem participado activamente em
encontros e colóquios de Musicologia, escreve em revistas da
especialidade, em programas de concertos e ópera, nomeadamente na
Fundação Calouste Gulbenkian e no Teatro Nacional de S. Carlos, e em
programas radiofónicos da Antena II e da TSF. É autor de O Teatro
Nacional de S. Carlos - Guia de Visita, 1991, e de Fundo Musical da
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 1995.
Foi docente no
Conservatório Nacional de Lisboa, a cujo quadro de nomeação definitiva
pertence, é professor auxiliar convidado na Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra, onde dirige actualmente o Mestrado em Ciências
Musicais e é membro do Secretariado da nova licenciatura em Estudos
Artísticos. Faz investigação musicológica nos principais arquivos
musicais portugueses. É investigador do CESEM (FCSH da Universidade Nova
de Lisboa) e do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra.
Estão em vias de publicação a sua
tese doutoral, sob o título de O canto litúrgico da Paixão em Portugal
nos séculos XVI e XVII: Os passionários polifónicos de Guimarães e
Coimbra (Coimbra: Imprensa da Universidade) e Um Cerimonial da Capela
Real no tempo de D. João III (Coimbra: Biblioteca Geral da
Universidade). Prepara ainda a publicação de outros documentos inéditos
do século XV e XVI sobre a prática musical em Portugal.
Em colaboração a
Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura,
prestou cursos breves sobre História da Música Portuguesa em diversas
localidades do país. Formador do Programa FOCO, tem ministrado cursos
alargados de Música Portuguesa em escolas oficiais, prestando ainda o
mesmo serviço a autarquias, como foi o caso da Câmara de Matosinhos nos
finais do ano 2000. |