É convidado constantemente para concertos e cursos em instituições de prestígio, tais como a Schola Cantorum Basiliensis, o Conservatório Tchaikovsky, de Moscou, os Cursos Internacionais de Cravo, no Porto e o Forum Artium, em Osnabrück, Alemanha. No Simpósio Internacional de Toronto, em 1986, apresentou uma série de transcrições de música do periodo colonial brasileiro. Wjuniski destaca-se pela participação continuada, desde 1983, no Northwest Bach Festival, como Tecladista Residente, a convite do seu director, Gunther Schuller. Tendo estudado principalmente com Huguette Dreyfuss e Kenneth Gilbert, recebeu 4 Primeiros Prémios no Conservatório Nacional Superior de Paris, além dos concursos internacionais de Edimburgo e de Paris. Como decorrência do seu interesse e pesquisa pelo estilo de François Couperin, foi escolhido como docente na Académie Musicale e Villecroze, na Provence, sendo responsável pelos cursos dirigidos a cravistas, cantores e outros instrumentistas. Sua última gravação, uma colectânea de peças ibéricas dos séculos XVI e XVII, tocadas no clavicórdio para o selo Harmonia Mundi, tem recebido altas distinções da crítica francesa, americana, holandesa, espanhola e canadense. Os seus próximos discos a serem lançados incluem nove suites de Bach, tocadas no cravo e ao clavicórdio. Além desses, gravou recitais como solista para a Pro Musicis. Junto ao Quartet Contrasts (que fundou em companhia de Michael Faust) gravou a Sonata de Elliot Carter para o selo CPO.(notas do programa avr02_18mai03) |
|||
CONCERTOS |
|||
avr02_18mai03 | outras fotos |