Jean Ferrard

Jean Ferrard nasceu em 1944 em Watermael-Boitsfort.

Depois dos seus estudos de órgão no Conservatório Real de Música de Bruxelas, teve aulas de aperfeiçoamento, em Paris, com Marie-Claire Alain.

Laureado em vários concursos internacionais, completou a sua formação de músico com uma graduação em musicologia na Universidade Livre de Bruxelas.

As suas actividades englobam largamente os aspectos do órgão e os seus discos e concertos representam só uma pequena parte: durante mais de 10 anos, foi o realizador de um programa diário de informação musical, antes de se tornar responsável pelos programas musicais da Radio 3, o programa musical da RTBF.

Em 1985, deixou as suas suas funções de homem da rádio, e decidiu dedicar-se exculsivamente ao ensino e à prática da música e da musicologia, enquanto continuava a realizar "Le Magazine de l'orgue", uma emissão semanal que produziu depois de 1975 para a Radio 3.

Jean Ferrard é hoje professor de órgão no Conservatório Real de Música de Bruxelas (depois de ter ensinado, de 1982 a 1992, no Conservatório Real de Música de Liège).

Dirige o Séminaire d'orgue de Wallomie (criado com Bernard Foccroulle) e consagra uma grande parte do seu tempo à protecção dos órgãos antigos do seu país.

Publicou um importante inventário de orgãos de Brabant Wallon e dirigiu vários restauros de órgãos antigos na Bélgica.

Editou música antiga para órgão (Lambert Chaumont e François Roberday, pela Heugel, Paris) e realizou vários filmes para a televisão (entre outros, um filme de 90 minutos sobre Johann Sebastian Bach, filmado quase inteiramente na ex-RDA).

Membro de vários juris internacionais (Genebra, Munique, Chartres...), em 1988, foi indigitado como professor de órgão convidado na Universidade McGill de Montreal.

(notas do CD" J.S. BACH - ORGELWERKE", 1994)

biblioteca - cds