Jesús Gonzalo López

Músico de tecla e intérprete de órgão, cravo e clavicórdio, concilia a sua actividade concertística e docente com a investigação sobre a música antiga espanhola de tecla.

Natural de El Burgo de Osma (Espanha), iniciou os seus estudos musicais ainda muito jovem, sendo intérprete de órgão, cravo, clavicórdio e forte-piano.

Completou os cursos de Órgão e de Cravo, sob a direcção de José Luis González Uriol, tendo obtido vários prémios extraordinários.

Aperfeiçoou-se no seu país e no estrangeiro com Macario Santiago Kastner (Musicologia), Jan Willem Jansen (Cravo) e Vicente Egea (Direcção de Orquestra).

Como solista e em formações de câmara, realizou concertos em França, Inglaterra, Irlanda, Portugal, Holanda, Suiça e Itália, assim como por toda a Espanha, obtendo sempre críticas favoráveis.

Investigador activo, publicou cinco livros e inúmeros artigos sobre temas da música antiga espanhola.

Realizou várias gravações em rádios europeias e espanholas.

Como director de orquestra ou solista, participou em cinco registos fonográficos, intitulados:

  • "Musica en la Catedral de Tarazona en 1500", (direcção feita ao órgão)

  • "Música Colonial del Siglo XVII", (baixo-contínuo)

  • "Rámon Ferrenãc: Música para Órgano a Cuatro Manos", (órgão a dois)

  • " Gregoriano y Órgano en Aragón, siglo XVII: La Tradición de La Seo Zaragozana" ,(órgão alternado com canto gregoriano)

  • "Música Aragonesa de Clavecin, para un Siglo Ilustrado", (cravo solista)

Catedrático de Cravo no Conservatório Superior de Música de Salamanca durante oa anos de 1992 a 1994, é actualmente professor de Cravo no Conservatório Profissional de Música de Saragoça.

É também membro da Secção de Música Antiga da Instituição "Fernando el Católico" (CSIC), membro do conselho assessor de Nasarre - Revista Aragonesa de Musicologia e professor dos cursos permanentes de Órgão da I.F.C. (Diputación de Saragoça).

Tem realizado trabalhos de consultadoria sobre o restauro de órgãos históricos para a Junta de Castilla y León e para a Diputación de Saragoça.

Actualmente, é Técnico Assessor para o restauro de órgãos históricos do Governo de Aragão.

É ainda presidente da Associação para a Conservação do Património Musical em Aragão.

O objectivo maior da carreira de Jesús Gonzalo López centra-se na investigação, conservação e difusão do património musical espanhol.

(notas do programa lsb46_23set01 )

CONCERTOS

 

lsb46_23set01

discografia