Juan María Pedrero

Nasceu em Zamora em 1974.

Começou os seus estudos com Navidad Gamazo, e os de órgão com Josep Mª Mas i Bonet, participando durante os anos 1988-94 no " Curso Internacional de Interpretação de Música Ibérica Antiga para Órgão" em Torredembarra e Montblanc (Tarragona).

Posteriormente muda-se para Barcelona, onde sob a direcção do dito professor finaliza o Grau Superior de Órgão com a obtenção do "Prémio de Honra" e "Prémio Extraordinário Fim de Carreira" do Conservatório Superior de Música do Liceu, onde também concluíu com a classificação máxima o Grau Superior de Piano com o professor Ramón Coll.

Participou em cursos e masterclasses, dirigidos por grandes organistas (M. Radulescu, J. Boyer) e pianistas (J. Mª Colom, A. Baciero, H. Quagliata).

Deu recitais em grande parte do território espanhol, na qualidade de solista, música de câmara e com orquestra, entre os quais vale destacar os realizados em Sevilha ("Los Venerables") e os celebrados por ocasião do "Ano do Jubileu" e do "V Centenário do Tratado de Tordesilhas".

Ainda, participou em ciclos importantes, como o:

  • "Conciertos en la Prioral" de Reus

  • "Conciertos de Realejo de Las Angustias" (Valladolid)

  • Festival Internacional "Los Órganos en Cataluña".

O seu interesse pelo mundo organístico inclui a:

  • catalogação de instrumentos antigos na província de Zamora

  • assistência a Congressos

  • colaboração na construção do orgão do Conservatório de Lyon, na organaria de G. Grenzing.

Gravou um CD para as "Edades del Hombre", com música ibérica dos séculos XVI e XVIII no órgão histórico de Stª Marina la Real de Léon.

Recentemente finalizou os cursos de Aperfeiçoamento e Improvisação sob a direcção do Prof. François Houbart na École Nacionale de Musique de Orléans (França).

(notas do programa Santoyo_19set99)

CONCERTOS

Santoyo_19set99