Philippe Lefebvre

Nascido em 1949, Philippe Lefebvre, deve a Pierre Cochereau o despertar da sua vocação de organista.

Titular do órgão da catedral de Arras desde os seus 19 anos, prosseguiu os seus estudos no Conservatório Nacional Superior de Paris onde obteve os 1º prémios de órgão, improvisação, fuga e contraponto.

Recebeu o:

  • prémio da Fondation de la Vocation

  • 1º prémio de improvisação do Concurso Internacional de Lyon em 1972

  • grande prémio de improvisação do Concurso Internacional de Órgão de Chartres.

Tornou-se titular do órgão da prestigiada Catedral de Chartres em 1976, antes de ser designado em 1985 como um dos quatro sucessores de Pierre Cocherau na Notre-Dame de Paris.

Artista e também manager, Philippe Lefebvre é desde 1980 director do Conservatório Nacional da Região de Lille, metrópole do Norte da França.

Sob o seu impulso, esta grande escola de música, de dança e de teatro conta hoje com 1500 estudantes franceses e estrangeiros.

Nta região onde nasceu, Philippe Lefebvre interessou-se quer pelo restauro de órgãos históricos como pela edificação de novos instrumentos.

Convidado para grandes festivais, tanto como solista como com orquestra, Philippe Lefebvre realiza paralelamente numerosas gravações discográficas para a FY-RCA, das quais muitas são integralmente consagradas à música francesa.

Deste modo a sua carreira une a recriação de obras do repertório organístico com a espontaniedade da improvisação, arte na qual ele se destinge como um mestre.

(notas do CD "MUSIQUE FRANÇAISE POUR ORGUE A NOTRE-DAME DE PARIS", 1986)

biblioteca - cds