1. Fazendo parte da regiäo alto-minhota considerada, pelo menos de
facto, sob muitos aspectos uma regiäo secundária por parte do centro diocesano
bracarense, a actual Diocese de Viana do Castelo conta com um património organístico
relativamente pobre quer quanto a número de instrumentos quer quanto à sua qualidade e
características. No entanto isto näo significa que seja desprovido de importância.
Deste património pudemos contar 42 órgäos na área da diocese/distrito: Destes, nove
encontram-se em Igrejas pertencentes a misericórdias, conventos ou confrarias, três
pertencem à Igreja de Santa Maria Maior na cidade de Viana, hoje Catedral, e os restantes
onze pertencem a igrejas paroquiais. Nas Igrejas paroquiais vai a predominância para as
sedes de concelho. Do ponto de vista da apresentaçäo, säo
na sua maioria bastante simples, podendo-se no entanto salientar o conjunto formado pela
simetria dos da Misericórdia de Viana (onde temos um órgäo falso do lado do Evangelho
que contém a folaria do verdadeiro do lado da Epístola e até o espaço para a pessoa
que acciona o fole) e o caso da Sé Catedral com dois órgäos colocados um de cada lado
no transepto (Capela do Senhor dos Mareantes - e Capela do Senhor dos Passos, ambos
inactivos). O órgäo da Igreja de Santa Maria da Caridade (Viana) é único, com caixa
pintada em fundo vermelho e ornamentaçäo com "chinoiseries". Os outros casos
näo apresentam qualquer nota digna de especial registo.
Säo, na maior partes dos casos, órgäos de possibilidades
reduzidas a nível de registos, näo temos nenhum com mais de um teclado, sendo de notar
uma frequente reduçäo e até ausência de "palhetaria" a que näo estaräo
alheias as razöes apontadas pelo construtor do Órgäo da Misericórdia de Viana, P.
Lourenço da Conceiçäo:
"Em quanto a rezistos de palhetaria, por outro nome:
trombetas, säo muito boas e estrondozas e para ornato da vista(...) porém näo tenho
visto nestes órgäos modernos que sustente afinaçäo e nem todos os organistas tem
capacidade para as afinar; antes pelo contrario estes que agora se uzäo, harmados como
hartelharia desafinä-ce mais por estarem ao ar" (contrato de 1721).
A colocaçäo de palhetaria horizontal seria muito problemática
neste órgäo por causa da colocaçäo no coro com a frontaria directamente exposta e
inserida no gradeamento pelo que o organista está posicionado da parte de trás. O mesmo
acontece no órgäo do convento de Refoios do Lima, tendo aí sido colocada a palhetaria,
originalmente horizontal, agora dentro da caixa.
2. Actualmente encontram-se restaurados e em uso os do Convento de
Refoios (Ponte de Lima), da Matriz e da Misericórdia na Vila de Ponte de Lima, Santa
Maria da Caridade em Viana do Castelo e Areosa, no concelho de Viana do Castelo;
irreparável porque só apresenta a caixa o de Monçäo; recentemente restaurados embora a
precisar de revisäo os de Paredes de Coura, da Igreja dos Terceiros em Ponte de Lima e um
positivo em S. Domingos, Viana do Castelo este muito alterado, com tubos
"retirados" do órgäo da capela-mor. Muitos destes órgäos estäo completos
quanto a tubaria, mas naturalmente danificados quanto a peles e madeiras.
O ORGÄO DA IGREJA DE SANTO ESTEVÄO DE VALENÇA
Trata-se de um Orgäo de Augusto Joaquim Claro de Braga como
consta da etiqueta impressa ainda existente, sem data de construçäo, mas ostentando as
medalhas conseguidas pelo organeiro em feiras internacionais. É um Orgäo de um teclado e
pedaleira, com transmissäo mecânica para os registos e pneumática para as teclas;
de características ibéricas apenas no uso do "meio registo", pois os registos
e sua nomenclatura apontam para um órgäo de tipo francês; näo apresenta a palhetaria
horizontal. Revela que houve alteraçöes ao plano previsto:
MÃO ESQUERDA -Doublet 2'
-Cor Nuit 4'
-[Flauta octaviante 8' ?]
-Montre 8'
-Prestant 4'
-Bourdon 8'
-[Bourdon 16']
-Clairon 4'
-Clarinete 8'
-Trompete 8' |
MÃO DIREITA -Doublet 2'
-Flute harmonique -8'
-Prestant 4'
-Flauta 8'
-Bourdon 16'
-Clairon 4'
-Clarinete 8'
-Trompete 8' |
PEDAL Subass 16'
Oct. Bass 16' |
Os registos de pedal são: Sub 16' com ME e
Oct. Bass 16' com MD
ORGÄO DA MISERICORDIA DE VIANA DO CASTELO
1. Autor: P. Lourenço da Conceiçäo, por escolha em sessäo
da Mesa em 9 de Janeiro de 1721. Conforme o projecto seria um órgäo de:
MÃO ESQUERDA -Flautado de 12' aberto
-Quinta de 4 palmos
-Tapado de 3 palmos
-Superoitava de 3 (15ª)
-Sesquialtera ou tresq. de 5fl |
MÃO DIREITA -Flautado de 6'aberto
-Requinta de 2 (19ª)
-Flauta de 3 palmos aberta
-Vintedozena de 1+1/2' (22ª)
-Mistura de 4f
-Mistura de 5f (mais alegre)-
-Tapado de 12 (só na direita para adoçar os Tiples) |
2. Actualmente encontra-se bastante alterado,
possivelmente segundo uma revisäo que data de 1826 realizada pelo organeiro compostelano
José Benevides de Barros: É actualmente um órgäo de um teclado de 54 notas (oitava
inteira), com pedais para Piano e Forte e Registos alterados relativamente ao original.
Está em restauro em 2002.
***
ÓRGÄO DA IGREJA DE SANTA MARIA DA CARIDADE
1. Autor:
2. Órgäo: De um teclado de 54 tecla e oitava inteira. Três
pedais: Cheio/Cimbala e Doblete 2'. Caixa simples c/ chinoiseries.
3. Quatro meios registos:
MÃO ESQUERDA -Cimbala de 3f
-Doublete 2'
-Prestant 4'
-Bourdon 8' |
MÃO DIREITA -Cimbala
-Doublette 2'
-Flauta 4'
-Flauta 8' |
ÓRGÄOS DA SÉ DE VIANA DO CASTELO
Órgão do lado da Epístola: Capela do Senhor dos
Passos ou Clérigos
1. Autor: P. Lourenço da Conceição
2. Órgäo: Um teclado de 54 notas, oitava inteira, com
Pedais para Trompete (abrir/fechar) e Cheios (abrir/fechar) e os seguintes registos:
MÃO ESQUERDA -Simbala de 3 vozes
-Vintedezena de 3 vozes
-Claräo de 3 vozes
-Dezanovena
-Quinzena
-Flautado de 12' tapado
-Oitava real
-Flautado de 12' aberto
-Fagote |
MÃO DIREITA -Simbala de 3 vozes
-Vintedezena de 3 vozes
-Corneta inglesa
-Oitava real 4'
-Pifano
-Flauta doce
-Flauta travessa
-Flautado de 12' aberto
-Oboé. |
Está completo e apresenta as palhetas (oboé) na
horizontal sem o habitual aparato das Trombetas. De notar que as Trombetas näo aparacem
nos registos mas "em chamada" e estaräo dentro da caixa. Ou escapou ao
incéndio ou foi construído depois.
Órgäo do lado do Evangelho: Capela do Senhor dos
Mareantes
1. Autor: Luis António de Carvalho
2. Órgäo: De 1 teclado inteiro (destruído), com cinco
pedais (Cheios e Palhetas?) e os seguintes registos:
MÃO ESQUERDA - [Plein Jeu]
- [Quinta]
- Doublete 2'
- Flute octaviant 4'
- Prestant 4'
- [Montre 8']
- Bourdon 8'
- [Fagote?] |
MÃO DIREITA - [Plein Jeu]
- [Quinta/Nazard?]
- Doublete 2'
- [.........]
- Prestant 4'
- Montre 8'
- Flute 8'
- Trompete harmonique 8' |
Podem ver-se os tubos de madeira, enquanto os de
metal estäo muito danificados; o teclado tem as coberturas destruidas bem como as teclas
pretas. Trombetas horizontais. As etiquetas de Plein Jeu e de Quinta possivelmente de mäo
esquerda estäo descoladas. Nomenclatura francesa apesar da presença do meio registo, e
particularmente a designaçäo dos "cheios" por "Plein Jeu"
Orgäo Positivo que está no Coro alto da Sé
1. Autor: Joaquim António Peres Fontanes
2. Órgäo: Um teclado de 54 notas e oitava inteira; um pedal
de correr para Cheios e os seguintes registos: Veio da Igreja de Santo António, na cidade
de Viana.
MÃO ESQUERDA -Fagote
-Cheyo
-Dezanovena e 22ª
-Quinzena
-Flautado de 6' tapado
-Flautado de 12' tapado |
MÃO DIREITA -Voz humana
-Oboé
-15ª, 19ª e 22ª
-Corneta
-Flautado de 6' tapado
-Flautado de 12'tapado |
ÓRGÄOS DA IGREJA DE SÄO DOMINGOS
- V. CASTELO
Órgão Barroco do Lado do Evangelho na Capela-Mor
1. Autor:
2. Órgäo: Um teclado de 61 teclas, oitava inteira, com
pedal para Cheios (abrir/fechar) e os seguintes registos com designaçäo difícil de
perceber. Faltam-lhe muitos tubos:
MÃO ESQUERDA -[Principal 8']
-Bourdon 8'
-Cheio 1
-Cheio 2 |
MÃO DIREITA -[Principal 8']
-Flautado
-Cheio 1
-Cheio 2 |
Órgão Positivo colocado no corpo
da Igreja
1. Autor:
2. Órgäo: Um teclado de 54 notas com oitava curta. Foi mal
restaurado, com tubos de outro órgäo e faltam muitas filas dos cheios.
Näo tem as etiquetas dos registos, apresentando puxadores de 5
meios registos para cada mäo.
Grande òrgão do Coro alto
1. Autor: António Joaquim Claro; foi feito em 1818 e
restaurado em 1925 segundo consta de placa na frontaria.
2. Órgäo: Consta de um único teclado de 61 notas, com
oitava inteira. Apresenta consola independente, tocando o organista de costas para o
órgäo, mas a transmissäo é mecânica e bastante complexa, com alavancas e tirantes que
passam por debaixo dos pés do organista. Falta-lhe todo o miolo, e aparenta, pelas
proporçöes da caixa e pela consola, ter sofrido uma adaptaçäo e reduçäo.
Apresenta 10 puxadores de meios registos na mäo esquerda e 9 na
mäo direita, faltando as etiquetas, apenas se podendo ler quatro deles mas com
designaçöes de tipo francês (Doublet e Cheio 2f na ME e Cheio 1 e Cheio 2 na MD.).
Apresenta um sistema curioso de alavancas que faz lembrar as joelheiras dos harmónios.
PATRIMÓNIO ORGANÍSTICO DA DIOCESE DE VIANA DO
CASTELO
1. CIDADE DE VIANA DO CASTELO:
* Sé: Capela do Senhor dos Passos (Lourenço da
Conceição)
* Sé: Capela do senhor dos Mareantes (Luis António de
Carvalho)
* Sé: Positivo no Coro alto (J.A.Peres. Fontanes)
* Igreja de Säo Domingos: um Barroco na capela mor
* Igreja de S. Domingos: Positivo
* Igreja de S. Domingos: Coro alto (A. J. Claro)
* Igreja da Misericórdia: (Lourenço da Conceição)
* Igreja da Caridade (P)
* Santuário de Nossa Senhora da Agonia (Manuel António de
Sousa ) (1776-77)
* Capela de S. Bento (P)
* Capela das Almas (P)
* Igreja do Carmo
2. CONCELHO DE VIANA DO CASTELO:
* Igreja de Afife (P)
* Igreja de Darque (P)
* Igreja de Areosa (P: restaurado: M. Fonseca)
* Convento de Carvoeiro
* Igreja de Barroselas (P)
* Igreja de Santa Marta de Portuzelo (P)
* Igreja de Vila de Punhe (P)
* Igreja de Outeiro (P)
3. CAMINHA:
* Vila: Igreja da Misericórdia
4. VALENÇA:
* Vila: Igreja de Santo Estêväo (de A. J. Claro; só
frontaria)
5. PAREDES DE COURA:
* Vila: Igreja da Confraria do Espírito Santo
6. PONTE DA BARCA:
* Vila: Igreja Matriz (restaurado em 2002 por Pedro
Guimarães)
* Vila: Igreja da Misericórdia
* Vila Nova de Muia (restaurado: António Simões)
7. PONTE DE LIMA:
* Vila: Igreja Matriz (P: restaurado: António Simões)
* Vila: Igreja dos Terceiros
* Vila; Museu dos Terceiros (P)
* Vila: Igreja de Santo António
* Vila: Capela de Nossa Senhora da Guia *
* Vila: Igreja da Misericórdia (restaurado em 2002 por
Manuel Fonseca)
* Convento de Refoios: (restaurado em 1993: António
Simões)
* Igreja de Beiral do Lima (P)
* Igreja de S. João da Ribeira
8. ARCOS DE VALDEVEZ
* Vila: Igreja Matriz
* Vila: Igreja da Misericórdia
* Vila: Igreja do Espírito Santo *
* Vila: Igreja de S. Bento
9. MONÇÄO
* Vila: Igreja Matriz *
* Vila: Igreja da Misericórdia *
* Capela do Palácio da Brejoeira
* só caixa |