ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA AMIGOS DO ÓRGÃO

DANIEL SCHVETZ
 
Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1955.

É a partir da relação que estabeleceu com o piano, desde pequeno, que começa o seu percurso no universo dos sons, como intérprete e como compositor.

Fez cursos de piano e composição no Conservatório López Bouchardo e Beethoven.

Trabalha com mestres destacados: Roberto Brando e Moisés Makaroff em piano; Guillermo Graetzer em Contraponto e Composição e Fermina Cassanova em Harmonia.

Participação nos cursos latino-americanos de música contemporânea e nos cursos de electroacústica da Universidade Ricardo Rojas.

Viajou por todos os países da América  do Sul, em especial o interior da Argentina, Bolívia e Peru, de modo a estudar as características das culturas locais, intepretando repertório próprio e de compositores argentinos e latino- americanos.

Participou como compositor em várias obras de teatro, compôs música para vários poetas de língua hispana, em especial Federico Garcia Lorca e Jorge Luís Borges,Neruda, César Vallejo, entre outros,  Na língua portuguesa Fernando Pessoa e Vitorino Nemésio, em paricular.

Em janeiro de 2003, estreia a "Parábola do tigre e do espelho", para ensemble instrumental e barítono, sobre poemas de J.L. Borges, encomenda da SAMP.

Em junho de 2003, poe encomenda do festival Musicatlântico, estreia "Eu comovido a Oeste", para dois quartetos  e trio, soprano e barítono, sobre poemas de Vitorino Nemésio.

Notas do programa lsb58_14dez03

 

revista | Concertos | Compositores