César Franck(1822, Liége-1890, Paris)
PRIMEIRO CHORAL EM MI MAIOR.
Tirado dos "Três Corais", que constituem não somente a última obra de Franck, mas um verdadeiro testamento musical.
Sobre esta obra, Franck exprime-se assim com Vincent d'Indy: "Vós vereis, o coral não é aquele que se crê. O verdadeiro coral faz-se durante toda a peça".
O 1º Coral começa por uma longa exposição na qual se encadeiam sete motivos de um lied harmonizado à maneira de um hino. Três variações se sucedem, nas quais são elaborados os motivos de exposição.
Na 1ª variação estão tratados decorativamente os motivos ímpares (1, 3 e 5), o sétimo, como na exposição, servindo de conclusão.
Na 2ª variação, após um intermezzo majestoso, reaparecem os motivos 1 e 4 sensivelmente aumentados.
Na 3ª variação, o sétimo motivo começa a mover-se a partir da obscuridade em que se tinha relegado.
Este motivo que parecia estar sujeito aos outros, pouco a pouco transforma-se no personagem principal, enquanto que os elementos do primeiro motivo passam a segundo plano, servindo de adornos.
O 7º motivo partindo do tom de sol, apresenta-se sucessivamente, sempre com maior força, nos tons de si bemol, dó sustenido, fá sustenido, para se irromper triunfalmente no tom principal de mi maior, atraindo sobre si o interesse musical desta formosa peroração final.
notas do concerto Niterói_19jul02