Felix Mendelssohn-Bartholdy(1809,Hamburgo-1847,Lípsia)
Sonata nº 6 em ré menor, sobre o coral "Pai Nosso que estais no céu"
1º MOVIMENTO: CORAL E VARIAÇÕES
O coral inicial, harmonizado a cinco vozes, traz o tema na parte superior.
A 1ª Variação, em andante sostenuto, com o tema no soprano sobre um contraponto em semicolcheias que um pedal marca sobriamente.
A 2ª Variação, em andante sostenuto, apresenta o tema harmonizado a quatro partes manuais sobre um pedal em colcheias contínuas.
A 3ª Variação, também em andante sostenuto, com o tema no tenor, acompanhado de uma melodia no contralto e no soprano em terças e sextas paralelas eo pedal sobriamente em pizzicato.
A 4ª Variação, em Allegro molto, sobre um acompanhamento em harpejos, traz o tema no baixo inicialmente e depois no soprano alternado como tenor, notando-se, a partir do c. 8, um efeito de síncope por deslocamento do acento sobre os últimos tempos.
A coda, muito grandiosa, explora, numa harmonia rica a seis vozes, um resumo do tema do coral.
2º MOVIMENTO: FUGA ( em SOSTENUTO e LEGATO )
É uma Fuga que prolonga e amplifica as variações precedentes.
Após a exposição do tema nas quatro vozes, segue-se a segunda parte com entradas nos tons do relativo e da dominante e com volta ao tom inicial.
Emfim a terceira parte é um epìlogo em imitações sobre a cabeça do tema, antes da sua última entrada.
3º MOVIMENTO: FINAL ( em ANDANTE )
É um Final, como Mendelssohn tinha querido também na sua Terceira Sonata.
Aqui, na 6ª Sonata, é um Finale, que F. Vignanelli interpreta como um hino de acção de graças - um comentário final.
notas do concerto Niterói_19jul02