Johann Sebastian Bach(1685,Eisenach-1750,Lípsia)


Biografia

PRELÚDIO E FUGA EM LÁ MENOR, BWV543


BWV543

PRELÚDIO E FUGA EM LÁ MENOR

Ferruccio Vignanelli descreve o prelúdio como "harpejos figurados", apoiados sobre um esquema harmónico, deixando livre curso à fantasia para criar um movimento com muita força persuasiva e coerente.

É um género de tocata e de improvisação, cujos harpejos são todos medidos e não deixados ao acaso.

A Fuga apresenta o tema em 6/8, com um movimento oscilatório bem ritmado, prolongando-se num longo arabesco de carácter instrumental.

Após a exposição (compassos 1-30), vem o primeiro desenvolvimento seguido por uma reexposição no soprano no tom principal (cc.31-50).

Um segundo desenvolvimento (cc.51-95) toma mais liberdades ainda na direcção do estilo instrumental, tratando o sujeito por fragmentos e abandonando o contrasujeito em proveito de diversas fórmulas de contraponto.

Um terceiro episódio (cc.95-123) é feito de strettos e imitações, sobre uma importante parte do pedal.

A coda (cc.123 - 139), muito livre, fará ouvir uma última vez o tema no tenor (cc.131), em meio alegre e elementos de divertimentos.

Enfim, uma peroração (cc.139-151), em forma de tocata com solo de pedal e harpejos com notas de salto, em fusas, com grande brilhantismo (cc.146-150), recorda, em simetria, o prelúdio (cc33-36).

notas do concerto Niterói_19jul02