Marco Enrico Bossi(1861, Saló-1925, no mar, em viagem de regresso da América)


Op. 113, Nº 3

CANZIONCINA A MARIA VERGINE

A produção de Bossi, cobrindo cerca de 40 anos, desde as Seis sonatas fáceis de 1883 até à Meditazione di una cattedrale de 1923, pode dividir-se em três períodos.

O primeiro deles é destinado essencialmente a peças litúrgicas, às quais pertence a peça aqui apresentada que faz parte das Cinque pezzi, op. 113, nº 3 para órgão ou harmónico.

Muito expressiva e simples, a Canzoncina a Maria Vergine é escrita em "Allegretto mosso" e compõe-se de duas partes breves com o tema harmonizado a 4-5 partes.

Na 1ª parte segue um esquema A-B-A'.

Na 2ª parte, introduz um pedal alternado obstinado da tónica e da dominante sobre o qual emprega o 1º membro do tema A seguido de acordes cadenciando na tónica, caminhando harmonicamente para a dominante.

Esta 2ª parte é repetida novamente e termina fazendo a cadência da dominante sobre a tónica, seguida de uma coda sobre o pedal da tónica.

notas do concerto Niterói_19jul02


Op. 78

ESTUDO SINFÓNICO PARA ÓRGÃO

Dedicado a Alexandre Guilmant, este Estudo sinfónico para o pedal pertence já ao segundo período de composição do autor, dos fins do século XIX até à 1ª Guerra Mundial, foi composto em 1897.

Musicalmente é a afirmação do jovem e valentíssimo organista compositor!

A impetuosa figuração no pedal, a frase larga que a domina, a conclusão irresistível em uníssono, tornaram popular esta obra; de cada nota exprime-se a energia sã e impetuosa do artista compositor.

notas do concerto Niterói_19jul02