Quando morreu, aos 32 anos, a sua obra era extensa e variada, incluindo:
Estes constituem de facto o âmago essencial da obra de Schubert. Tudo o que o compositor tem a expressar é dito através deles, sem nunca forçar a sua intensa força lírico-dramática. Em toda a sua música se nota o mesmo comedimento e um certo pudor nunca excessivo, mas sempre presente. O sofrimento, esse revela-se bem mais pungente, porque discreto. E a envolver estes aspectos sobressai um lirismo delicadamente poético, revelador de uma sincera procura de si próprio e da alma do mundo. José Edmundson-Andrade Criador do Lied romântico e herdeiro da tradição clássica, será responsável por grandes desenvolvimentos num género que, no contexto da sua produção, ocupa uma importância central. Schubert não compõe para o grande público anónimo, mas sim para um círculo de amigos que encontra regularmente. Não é pois incoerente que a forma Lied apareça em Schubert como um lugar de sonho interior, de intimidade... (notas do XXXV Festival de Música de Sintra, 2000) |
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OBRAS TOCADAS EM CONCERTOS | |||
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