ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA AMIGOS DO ÓRGÃO

Sérgio Dias
 
Nasceu em 1960, no Rio de Janeiro. É graduado em Flauta, Composição e Regência, pós-graduado em Educação Musical, em Arte e Cultura Barroca e Mestre em Música (com área de concentração em Musicologia Histórica).

É ainda ex-professor do Conservatório Brasileiro de Música, ex- professor titular – licenciado - de Harmonia e Estruturação Musical da Escola de Música do Espírito Santo e ex-professor – licenciado - de História do Teatro da Escola de Artes FAFI (Prefeitura Municipal de Vitória / ES).

Desde 1987, é membro da Sociedade Brasileira de Musicologia, da Associação Brasileira de Escolas de Música (1989) e do Comitê Interamericano de Música (1983).

Em 1988 idealizou e, em 1990, criou, com o apoio do Centro Cultural Pró-Música de Juiz de Fora, os Festivais Internacionais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, dos quais é conselheiro artístico, coordenador de pesquisa musicológica e responsável pela classe de Prática de Orquestra.

Como pesquisador do passado musical brasileiro é autor de inúmeras transcrições, edições, execuções e gravações (a maioria delas sob sua regência) de antigos documentos musicais mineiros da segunda metade do século XVIII.  Todas estas realizações propiciaram importantes registros de mestres como José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Manuel Dias de Oliveira, Pe. João de Deus de Castro Lobo, Pe. José Maurício Nunes Garcia, Joaquim de Paula Souza, dentre outras obras anônimas não menos representativas.  Possui artigos publicados em importantes revistas especializadas nacionais e européias; já realizou comentários de encarte para alguns CDs de importantes grupos estrangeiros (dentre eles o The Sixteen e o Ensemble Turicum).

 

Participa ativamente como intérprete e/ou diretor junto a importantes conjuntos nacionais e estrangeiros, podendo ser citados o Ars Instrumentalis, a Camerata Philharmonia, o grupo Sequencia (Argentina), o Conjunto de Música Antiga da EMES (Ensemble Cum Sancto Spiritu), a Miami Philharmonic, a Saint Paul Chamber Orchestra, a Orquestra do Mozarteum de Buenos Aires, a Sinfônica do Teatro Cólon, a Orquestra e Coro dos Festivais de Lucerna, o Ensemble Hesperion XXI, a Orquestra de Câmara de Rouen e as Orquestras dos Festivais Internacionais de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e FEMUSICA.

No ano de 1997, foi lançado o primeiro CD dos FEMUSICA, em cujo programa constaram obras inéditas de Alexandre Levy (Sinfonia em mi menor) e César Guerra-Peixe (Drummondiana - Cantoria para Voz e Orquestra).  Está previsto o lançamento De um segundo CD contendo obras de Lorenzo Fernandez (Variações Sinfônicas para Piano e Orquestra), Francisco Mignone (Sonho de Um Menino Travêsso) e Harry Crowl (Concerto para Piano e Grande Orquestra).

Nos anos de 1993, 94, 95 e 96 foi o maestro titular da Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Espírito Santo e, até 2000, se ocupou da Orquestra da Escola de Música do Espírito Santo e do Ensemble Cum Santo Spiritu, grupo especializado em música antiga, com o qual gravou, em 1997, o CD intitulado “O Amor e o Humor na Música Brasileira dos Séculos XVIII e XIX”.

É um dos fundadores da Capella LusoBrasiliensis, grupo português dedicado à interpretação, em instrumentos de época,  da música portuguesa e brasileira dos setecentos.

(nov 2003)

musicólogos Brasil | musicólogos APAO

Brasil  | América