Álvaro Pinto, violinista

Iniciou os seus estudos de violino no Conservatório Nacional de Lisboa, estudando com Leonor Prado, Manuel Gomes e, posteriormente, com Garegquine Arouthounian.

Em 1987 foi vencedor da 1ª edição do "Prémio Jovens Músicos".

Foi elemento da orquestra "Collegium, Musicum" do Conservatório Nacional, da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Orquestra de Jovens do Mediterrâneo.

Em 1993 começou a estudar violino barroco com Istvan Bálàsz e Richard Gwilt, na Academia de Música Antiga de Lisboa.

No mesmo ano, ingressou no Conservatório de Amsterdão, na classe de Lucy van Dael.

Foi membro da orquestra barroca da União Europeia (ECBO) entre 1993 e 1995, tendo então trabalhado com Roy Goodman, Monica Huggett, Andrew Manze e Lucy van Dael.

Tocou com as orquestras "Lá Stravanganza Köln", dirigida por Andrew Manze e "New London Consort" dirigido por Philip Pickett.

Participou, em Setembro de 1995, com a "Musica Antiqua Köln" e Reinhard Goebel, no Festival de Maastricht (Holanda).

Outras participações com este agrupamento incluem ainda gravações de obras instrumentais e vocais de Adolph Hasse e outros compositores, assim como variadíssimas digressões.

Fez parte entre 1995 e 1997 da orquestra de Begijnhof (Amsterdão), dirigida por Richard Egarr e Andrew Manze .

Em 1995 fundou o "Ensemble Barroco do Chiado", agrupamento com o qual efectuou já inúmeros concertos com assinalável êxito.

Diplomado em violino barroco pelo Conservatório de Amsterdão (classe de Florian Deuter), exerce actualmente funções de docente em violino e música de câmara na Academia de Mùsica de Santa Cecília, em Lisboa.

(notas do programa brg07_27out01)

CONCERTOS

 

brg07_27out01

APAO - violinistas

outras fotos