Coral Lisboa Cantat

O Coral Lisboa Cantat iniciou as suas actividades no ano de 1997, com a designação de Coral Caminhos Novos, sendo constituída como associação sem fins lucrativos com o objectivo principal de divulgação da música coral, aliado a propósitos sociais e recreativos.

É membro fundador da ACAL (Associação de Coros da Área de Lisboa), sendo igualmente associado da Europa Cantat, da IFCM (International Federation of Choral Music) e do RNAJ (Registo Nacional de Associações Juvenis).

Em Portugal participou em diversos festivais de música, encontros corais, e actividades promovidas por Câmaras Municipais.

Destacam-se participações no Festival de coros do Algarve, Festival de São Roque, etc...e ainda concertos nas principais cidades do país e região autónoma da Madeira.

Em Lisboa actuou em Salas como o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, o Pequeno Auditório da Fundação, a Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa e Igreja de São Roque.

No estrangeiro, destacam-se digressões a:

  • Espanha (1987 - Badajóz, Mérida e Olivenza, 1988 - Salamanca, 1992 - Barcelona, 1994 - Festival de Música de Cantonigrós e de Sória, 1999 - Segovia),

  • França (1981 - Pau, Lyon e Paris, 1999 - Niort, Royat, Paris),

  • Alemanha (1993 - Dusseldorf, Colónia, Bona e Osnabrück).

Apresentou-se em 2000, em Paris no 5º Festival internacional de Coros de Paris Ile de France, e no XLV Certament International de Habaneras e Polofonia (Torrevieja - Espanha).

Tem regularmente estreado obras compostas e orquestradas por jovens compositores portugueses.

O Coral Lisboa Cantat teve como directores os Maestros Reinaldo de Almeida, Eduardo Santos, João Valeriano, Paulo Brandão, Rui Matos, Edgar Saramago e Simão Barreto.

É dirigido pelo Maestro Jorge Alves desde 1986.

(notas do programa lsb46_16dez00)

APAO - coros 

CONCERTOS

lsb46_16dez00

lsb34_29nov95