Coro de Câmara da Universidade de Salamanca

O Coro de Câmara da Universidade de Salamanca foi fundado em 1984 por membros do Coro Universitário, com o objectivo de se especializar em polifonia espanhola dos séc.s XV e XVII.

As particularidades deste tipo de repertório obrigaram o grupo a empreender, juntamente com a interpretação, trabalhos de transcrição, análise, recuperação de património musical, etc.

Todo este trabalho fez com que o Coro passasse a ser parte integrante da Academia de Música Antiga da Universidade de Salamanca, instituição pioneira, dentro do género, em Espanha, e que pretende unir ao trabalho artístico do Coro e da Orquestra Barroca um plano de formação nas técnicas e estilos da Música Antiga.

O Coro tem sido assiduamente solicitado para participar em estreias modernas de obras espanholas e para montar partituras inéditas, a pedido de várias instituições e musicólogos, tendo os últimos anos sido férteis em trabalho de reconstrução e difusão da Música Antiga Ibérica.

Entre os programas oferecidos, a maioria de carácter monográfico, cabe citar :

  • Agenda defunctorum de Juan Vásquez

  • Ofício de defuntos e as Vésperas reais de Beata Virgine de Carlos Patiño

  • zarzuela barroca Salir el amor del mundo de Sebastián Durón

  • Ensaladas de Mateo Flecha, o Velho

  • vilancios sobre texto de Lope de Gaspar Fernández

  • obras dos mestres de capela da Catedral de Granada da 2º metade do séc. XVI e das dos mestres da capela da Catedral de Santiago dos finais do séc. XVIII

  • Cancioneiro do Palácio

  • Cancioneiro de Claudio de la Sablonara

  • hinos de Juan Navarro

  • motetes de Diogo Dias Melgaz

  • polifonia religiosa do tempo de D. Maria I, de Portugal.

O Coro tem participado em grande número de eventos relacionados com a Polifonia e a Música Antiga, como:

  • várias edições do Festival Coral de Castela e Leão (desde 1986)

  • Encontro Nacional de Polifonia de 1987

  • Encontro Internacional de Polifonia Universitária (Oviedo, 1986)

  • V Mostra de Música Coral e de Órgão de Valladolid

  • II Mostra de Polifonia Sacra de Málaga

  • Ciclo "Música da Época dos Descobrimentos" (Lisboa, 1988)

  • I Mostra de Polifonia Espanhola ( Wüzburg, 1987)

  • XIV Ciclo de Música de Câmara e Polifonia (Auditório Nacional de Madrid, 1992)

  • Semana de Música das Canárias (1992)

  • "Música en la España de la Expulsión" (Lincoln Center e Auditório Aaron Copland, Nova Iorque, 1992)

  • VII Ciclo "Coros do Mundo"

Entre os maestros e solistas com que tem colaborado, destacam-se:

  • Eduardo López Banzo

  • Paulo Dombrecht

  • Marta Almajano

  • Jennifer Smith

  • Manuel Morais

  • Paolo Costa

  • Jordi Ricard

  • Lambert Climent

  • Jill Feldman

  • Peter Kooy

Tem, igualmente, actuado com grupos de câmara e orquestras como:

  • Sacabuxas de Toulouse

  • Segréis de Lisboa

  • Quarteto Musica Intabolata

  • Orquestra Barroca "Il Fondamento"

  • para além das suas colaborações constantes com a Orquestra Barroca da Universidade de Salamanca.

Tem realizado diversas edições discográficas, tendo as últimas sido em colaboração com os Segréis de Lisboa e dirigidas por Manuel Morais.

Tem como director, aliás também seu fundador, Bernardo García-Bernalt.

(notas do programa lra10_06out97)

APAO - coros 

CONCERTOS

lra10_06out97