Coro Gregoriano de Lisboa

O Coro Gregoriano de Lisboa foi fundado em 1989, resultante da inicitativa de um grupo de alunos, antigos alunos e professores do Instituto Gregoriano de Lisboa.

Este grupo independente tem com objectivo divulgar o canto gregoriano, através do seu estudo e execução.

Assim, em 1989 iniciou uma actividade regular de concertos, sob a direcção de Maria Helena Pires de Matos, professora responsável pela cadeira de Canto Gregoriano da Escola Superior de Música de Lisboa.

Esta actividade tem-se desenvolvido de Norte a Sul do País, incluindo a realização de mais de uma centena de concertos em cerca de cinquenta cidades, destacando-se a sua participação na Lisboa-94 e nas Jornadas de Música Antiga da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1996.

Realizou digressões pelo:

  • Japão (1995)

  • Bélgica (Festival Internacional de Canto Gregoriano de Watou, 1997)

  • Açores (1998)

  • Luxemburgo (1999)

Gravou três CD's, dois editados na etiqueta Decca ("Liturgia de Santo Antonio",1994, e "Missa pela Paz",1997) e um pela EPAL ("Missa da Chuva",1999 - com gravação ao vivo), tendo o primeiro recebido a distinção "Choc" do Le Monde de la Musique e o segundo o "Diapason d'Or" da revista Diapason.

Organizou, em 1999, em colaboração com a Câmara Municipal de Tomar, o 1º Festival Internacional de Canto Gregoriano de Tomar.

Das actividades recentes destacam-se a participação no XII Festival de Música Medieval e Renascentista "Cantar di Pietre", em Outubro de 2000, em Tessin (Suiça).

Em 2001, o Coro Gregoriano de Lisboa organizou o 2º Festival Internacional de Canto Gregoriano de Tomar, realizado de 25 a 29 de Abril, e editou um livro intitulado Introdução ao Canto Gregoriano e à Modalidade Gregoriana, o qual é destinado a alunos dos cursos de Canto Gregoriano e Modalidade das escolas portuguesas.

(notas do programa lsb07_22set01)

APAO - coros

CONCERTOS

 

lsb07_22set01

lsb04_26set98

biblioteca - cds

outras fotos