Coro de Professores de Coimbra

Em 1980, numa acção de formação de professores, houve poesia e...o poema se fez Coro de Professores de Coimbra.

A 13 de Novembro de 1980 foram establecidos os seus estatutos

Constituido por 30 professores em média, unidos em espírito de grupo e harmonia, com a dinâmica da interpretação cuidada de temas musicais, o Coro de Professores de Coimbra, tornou-se exemplo de como os amadores de música em poesia de vida, embora assoberbados por afazeres profissionais desgastantes, conseguem dispôr de tempo para cantar versos de humanidade em harmonia com o instrumento mais antigo - a voz.

Os primeiros espectáculos aconteceram na Escola Avelar Brotero, em Mira e em Ceira.

Depois...Coro e Música Tradicional em complemento, quase não há aldeia, vila ou cidade que não tenha sido palco de espectáculos musicais.

Dos momentos mais altos destacam-se:

  • Alemanha: presença musical de grande qualidade, espectáculos em Stuggard e em Maichingen , nos dias 30-31 de Março de 1985.

  • Espanha: Léon, a 19 de Abril de 1990, participação numa Semana Cultural destinada a docentes espanhóis e portugueses, subordinado ao tema "Portugal,o vizinho desconhecido"

  • Madeira: de 19 a23 de Abril de 1998, presença em vários espectáculos em Escolas e Instit. Culturais na Ribeira Grande, em S. Vicente e no Funchal

  • Madrid: Espectáculo , Coro e Musica Tradicional. intercâmbio com o Coro Christóbal de Morales

  • Espectáculos nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Graciosa nos Açores,

  • França: participação no Festival Internacional de Chant Choral de Nancy, em Maio de 2002, em representação de Portugal.

Filipe Santos

(notas do CD "CORO DE PROFESSORES DE COIMBRA" )

APAO - coros < > biblioteca_cds