John Mark Ainsley (tenor)

John Mark Ainsley nasceu em Cheshire, iniciou a formação musical em Oxford e prosseguiu os seus estudos com Diane Forlano.

Em 1990 fez a sua estreia na América com concertos en Nova Iorque e em Boston.

Em 1992 apresentou-se pela primeira vez com a Orquestra Filarmónica de Berlim.

Em 1993 estreou-se  no Vienna Musikverein, onde interpretou as Paixões segundo São Mateus e São João sob a direcção de Peter Schreier.

Recentemente apresentou-se com a :

  • London Philarmonic, conduzida por Norrigton
  • London Symphony, sob a direcção de  Colin Davis, Simon Rattle e Andre Previn
  • Les Musiciens du Louvre, com o maestro Minkowski
  • Filarmónica de Berlim, sob a direcção dos maestros Haitink e Rattle
  • Filarmónica de Nova Iorque, conduzida por Kurt Masur
  • Sinfónica de Boston, dirigida por Osawa
  • Orquestra Sinfónica de São Francisco, sob a direcção de Tate
  • Filarmónica de Viena, dirigida por Norrigton
  • Academy of St. Martin in the Fields, com o maestro Marriner
  • Orquestra do Maio Musical Florentino, dirigida por Giulini
  • Orchestre de Paris, também com Giulini .

A sua discografia é extensa.

Gravou para a etiqueta Philips Classics:

  • Saul, de Händel, com Gardiner
  • Sonho de uma Noite de Verão, de Britten, com Davis
  • Pulcinella, de Stravinsky, com Haitink
  • Evangelhista na Paixão Segundo São Mateus, de J. S. Bach, sob a direcção de Osawa.

As suas gravações para a etiqueta Decca incluem:

  • L' Enfance du Christ
  • Alexander's Feast
  • Acis and Galatea
  • Requiem, de Berlioz
  • papel principal na ópera de Monteverdi.

Para a Hyperion gravou uma colecção de discos preenchida com recitais de Schubert, Mozart, Purcell, Grainger, Warlock e Quilter.

As suas gravações para a EMI incluem:

  • os ciclos de Britten
  • Serenata para Tenor, trompa e cordas
  • Les Illuminations and Nocturne
  • Charlie em Brigadoon
  • Don Ottavio em Don Giovanni.

Para a Deutsche Grammophon gravou recentemente a :

  • Ressureição, de Händel
  • Dardanus, de Rameau, com Minkowski
  • Sinfonia da Primavera, de Britten, sob a direcção de Gardiner
  • L'Heure Espagnole, com Previn.

Entre as suas primeiras apresentações operáticas contam-se:

  • Idamantes com a Ópera Nacional Galesa
  • Fenton com a Ópera da Escócia
  • Don Ottavio nos Festivais de Aix-en-Provence e de Glyndebourne.

Em 1995 estreou-se em São Francisco como Don Ottavio.

Em 1996 apresentou-se pela primeira vez com a Ópera dos Paises Baixos no papel de Orfeo.

Em 1997 foi o ano da sua estreia em Sidney, no papel de Tito e em Munique no papel de Idamantes.

Em 1998 voltou a apresentar-se em Aix-en-Provence como Don Ottavio numa nova produção de Peter Brook da ópera Don Giovanni, dirigida por Claudio Abbado.

Em 1999 voltou ao Festival de Munique como Orfeu.

Os seus compromissos para o futuro incluem:

  • Orfeu, em Bruxelas
  • Lensky, em Colónia e com a English National Opera
  • Jupiter, em São Francisco
  • a sua estreia como Idomeneo em Sidney
  • a sua primeira apresentação na Royal Opera House, Covent Garden, no papel de Don Ottavio.

(notas do programa far13_29abr00)

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