O objectivo comum que presidiu a este projecto, foi o de propor programas filologicamente correctos, tanto do ponto de vista textual, como do da praxis de execução, com a consciência do significado cultural do concerto enquanto espectáculo musical. Tal objectivo não se concretiza apenas pelo uso de instrumentos antigos e pela execução de acordo com a praxis musical da época, cada espectáculo é tido como um evento historicamente plausível, que toma através da estreita articulação entre a música,a poesia e as artes figurativas. Os instrumentos utilizador são, portanto, originais ou cópias históricas, mas o seu uso conjunto com as vozes não é tido como um fim em si mesmo, mas como um meio de recuparar a tradição instrumental e vocal italiana, baseada essencialmente no bel canto e na improvisação. Todos os membros do agrupamento desenvolvem uma importante actividade concertística, seja como solistas, seja através da colaboração com outros agrupamentos como:
Com estes e outros agrupamentos, participaram em destacados festivais nacionais e internacionais como, por exemplo:
actuando sob a direcção de Emanuela Marcante, Enrico Gatti, Antonio Florio, Nigel Rogers, Claudio Scimore, P. Nemeth e G. Morche, entre outros. Efectuaram também gravações para as etiquetas Tactus, Opus 111, Foné e Sarx Records. Os membros do L'Aura Soave foram convidados a realizar sessões de concerto-conferência, no seio de seminários musicológicos orgqnizados por prestigiadas instituições italianas:
O agrupamento L'Aura Soave é composto pelos seguintes elementos:
(notas do programa lra10_06out99) |
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