Rosita Frisani, soprano

Natural de Taranto, diplomou-se em piano com a classificação máxima no conservatório da sua cidade natal e em canto no Conservatório G. Rossini de Pesaro, sob a orientação de Serafina Tuzzi.

Fez os cursos de aperfeiçoamento em lied com E. Battaglia, desenvolvendo também a técnica e o estilo vocal com R. Celetti, V. Rozsa, J. Norman e B. Gaucet, em Nice.

Em 1988 estreou-se no papel de Oscar da ópera Um baile de Máscaras de Giuseppe Verdi, participando numa digressão europeia à Holanda, Suiça, Noruega, Inglaterra e Aústria.

Em 1989 :

  • fez a sua estreia no papel de Gaby da opereta Scugnizza de Mario Costa;

  • interpretou o papel principal de Eurinda na ópera Moro per Amore de Alessandro Stradella, em Génova;

  • inaugurou e encerrou o Festival de Música Antiga de Verucchio com duas importantes oratórias do repertório barroco: La Susanna de Stradella e La Giuditta de A. Scarlatti.

Desenvolveu actividade concertística a convite de importantes festivais nacionais e internacionais:

  • Settembre Musica

  • Festival de Spoleto

  • I Suoni del Tempo

  • I Concerti nel Parco

Estreou-se no papel de Fiordiligi em Cosi fan tutte, numa produção do Teatro Gayarre de Pamplona (Outubro de 1995).

Para a etiqueta Bongiovanni de Bolonha gravou, pela primeira vez a nível mundial, a cantata natalícia e papal Dorindo, dormi anchor de N. Porpora, obra para solista, coro e orquestra.

Ainda para a Bongiovanni, gravou La Giuditta de Allessandro Scarlatti e cantatas de Perti.

Para a etiqueta Naxos gravou Orfeo de Monteverdi (Messaggera e Proserpina) e Rappresentazione di Anima e Corpo (Anima) de Emilio de Cavalieri, óperas em que foi protagonista no XXX Festival Internacional de Música da cidade francesa de La Chaise-Dieu (1996).

Em 1998 e por ocasião do I Festival Barroco de Fano, realizado no Teatro della Fortuna, interpretou dois papéis em estreia mundial, em óperas de Francesco Cavalli e Alessandro Melani, respectivamente.

Recentemente cantou o papel de Euridice no Orfeo de Sartorio, a convite do Festival do Barroco Musical, sob a direcção de Pier Luigi Pizzi.

Participou em numerosos concursos nacionais e internacionais, obtendo resultados notáveis, designadamente nos concursos Angelica Catalani, de Ostra (Ancona), Belvedere, de Viena, e F. Vinas, de Barcelona.

No ano de 1994, ganhou uma Bolsa de Estudo no Concurso Internacional promovido por Magda Olivero, em Milão.

O seu repertório estende-se do barroco italiano à música contemporânea.

(notas do programa obidos_04out99)

APAO - cantores

CONCERTOS

Óbidos_04out99