email
  A minha caricatura foi feita pelo Padre Augusto Nunes Pereira, grande artista de Coimbra e de quem fui  amigo pessoal durante muitos anos. Em 1979-1980 fui o organista da Igreja de S. Bartolomeu em Coimbra,  onde ele foi pároco, ficando desde essa época até à sua morte uma relação de grande amizade.
 
 António Simões
 
contacto
biografia
Trabalhos
Início
partituras
 
António Jesus Simões nasceu em Pousaflores, Ansião, a 5 de Novembro de 1952.
Depois de frequentar o Seminário, estudou engenharia e Música em Coimbra e posteriormente   obteve o Curso de Canto Gregoriano no Instituto Gregoriano de Lisboa.
 
De 1973 a 1983 dedica-se ao ensino de Educação Musical, que iniciou, precisamente na Escola Dr. Pascoal José de Melo, em ANSIÃO. Leccionou também em Alvaiázere, Tomar, Condeixa, Coimbra, Figueira da Foz, Brandoa e Lisboa.
Dedica-se à música Infantil,  tendo composto e gravadas variadas canções. Em 1974 fundou o grupo Infantil  A Malta, com o qual gravou vários discos. 
 
Em 1983, com uma Bolsa de Estudos da Fundação Calouste Gulbenkian aprofunda, em Barcelona, os estudos técnicos sobre organaria, profissão que passa a exercer a partir de 1984.
Esta actividade leva-o a trabalhar por todo o País e Espanha, tendo restaurado mais de 150 órgãos históricos, além de ter construído 5 órgãos novos.
 
Faz parte da APAO (Associação Portuguesa Amigos do Órgão) desde a sua fundação em 1991.
A sua actividade musical leva-o à área Coral, tendo participado desde 1971 em vários Coros, nomeadamente, Coro D. Pedro de Cristo e Coral Polifónico de Coimbra.
Entre 1995 e 1999 dirigiu o Grupo de Cantares de  Condeixa-a-Nova.
Entre 1999 e 2003 dirigiu o Grupo Coral Alvacanto, de Alvaiázere.
A partir de 2005 dirige o Grupo de Cantares da Câmara Municipal de Ansião.
 
Em 2010 faz parte do grupo fundador do Coral Ansianense, (da Sociedade Filarmónica Santa Cecília de Ansião), que dirige actualmente.
Para coros possui também várias composições disponíveis  publicamente (consultar).
A par da sua actividade musical fez parte da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Ansião, como Vice-Provedor, até Outubro 2006.
Fez parte da direcção da AEDA (Asssociação Empresarial de Ansião), desde 1998 até 2007.
Desde 2000 a 2005 colabora com o Jornal Serras de Ansião.
 
A sua actividade regional leva-o a lançar o jornal digital Ansião News e ansiaoTV.
Além das suas actividades normais dispõe-se a efectuar conferências sobre a organaria Portuguesa, valendo-se dos seus conhecimentos de  cerca de 30 anos de actividade, que comemora no ano de 2014.
 
Livros em coautoria:
Outras anotações: