António Simões
OBRA 01.08
Reparação do órgão da Escola Salesiana de S. António - Estoril

»»

Início

História

Sumários

RELATÓRIOS »

Voltar

OBRA 01.08 - RELATÓRIOS

Órgão da Escola Salesiana de S. António - Estoril

AFINAÇÃO - actualizado a: 19-Dez-2011

A afinação tem em conta a já encontrada no órgão. Para isso foram medidos alguns registos a fim de podermos encontrar o equilíbrio anterior.

Tivemos em conta os registos do pedal, em que os tubos de madeira, de  grande porte possuem uma maior estabilidade. Aí, o Diapasão, para uma temperatura de 16º, situava-se em 434,8 Hz (ref. A 440Hz).

Verificámos também o diapasão do II Manual (Viola de Gamba), onde o diapasão era um pouco mais baixo (432,6 Hz), não sendo difícil a sua actualização.

Analisadas as referências entre 4ªs e 5ªs, verificou-se que o temperamento era sensivelmente muito parecido com o temperamento igual, pelo que foi esse o temperamento adoptado.

Flauto 4' : Aqui vemos os últimos tubos deste registo : Madeira/abeto (C1 a G2) - nº 25 até 44. Restantes em estanho

FLAUTO HARMÓNICO 8' -  Tubos em madeira, Zinco e estanho

Flauto Harmónico 8' e Principal 8' . Aqui vemos os primeiros tubos do Principal 8' em zinco

Corno camoscio 4' - Registo que se segue ao Principal 8'. São tubos cónicos em Zinco e estanho. De referir que os de estanho são polidos, ao contrário dos Principais e Fl Harmónico que têm o polimento só no interior, sendo o exterior deixado com a estrutura molecular de fundição, como vemos na foto.

RIPIENO 5 File - Registo que se segue ao Decima quinta. São tubos flautados, cilíndricos com uma composição iniciada no jogo de 2'

Ripieno (I Manual) - Conjunto dos tubos depois de terminada a finação.
   

TOPO | VOLTAR

 
 

António Simões - 2006 - Direitos reservados