Javier Artigas

Nascido em Saragoça, começa os estudos musicais muito jovem, na Escolania de Infantes de Nuestra Señora del Pilar de Saragoça da qual foi menino cantor, debaixo da tutela e orientação de José Vicente González Valle, que influenciará decisivamente a sua educação musical.

Posteriormente continua no conservatório da sua cidade natal onde frequenta as disciplinas de piano, órgão e clavicórdio, estas duas últimas sob a direcção do mestre aragonês José Luis Uriol.

Obteve o Premio Extrordinario Fin de Carrera por unanimidade do tribunal da especialidade de órgão.

Ao acabar estes seus estudos muda-se para Barcelona para realizar estudos de aperfeiçoamento com Montserrat Torrent.

Recebeu aulas de grandes mestres como Michael Radulescu, Marie Claire Alain, Jan Willen Jansen, Lionel Rogg, François-Henri Houbard, entre outros.

Dá regularmente concertos por todo o país e por toda a Europa nos ciclos mais importantes dedicados ao órgão e ao clavicórdio.

Realizou gravações para a RNE., Radio Classica e RTVE.

Foi convidado a participar como júri do Concurso de Interpretación de Musica Antiguas "Prietro Nacchini" (Sant'Elpidio a Mare, Italia).

Durante o ano 2000, foi convidado a interpretar em diferentes Festivais programas monográficos sobre Johann Sebastian Bach, com obras de importância como as Variações Goldberg ou os Corais de Leipzig.

Faz parte do grupo de instrumentos históricos de sopro Ministriles de Marsias.

Realiza uma importante actividade no campo teórico em trabalhos como a catalogação dos arquivos das catedrais de Saragoça e Tarazona.

Neste momento encontra-se a preparar :

  • uma nova edição critica das obras completas de Jusepe Ximénes, em colaboração com J.L.Gonzalez Uriol e J. Gonzalo Lopez ,

  • a gravação de vários CDs, entre os quais se destaca, o dedicado às Sonatas Bíblicas de Johann Kuhnau

  • trabalho para a prestigiada revista Ars Organi, com um selecção de música histórica espanhola.

Participa em diferentes Cursos e Conferencias por diferentes centros educativos musicais espanhóis.

Foi director da Schola Cantorum del Conservatorio Superior de Zaragoza.

Recentemente foi nomeado pela Consejería de Cultura y Educación de la Comunidad Autónoma de Murcia, membro do Conselho Acessor Técnico para o restauro e conservação dos órgãos históricos da Comunidad Autónoma de Murcia.

É membro do conselho Acessor da Revista de Musicologia "Nassarre" e da Secção de Musica da Institución Fernando el Católico, organismo dependente da Diputación de Zaragoza.

Foi director do Conservatorio Superior de Musica de Murcia, onde actualmente prossegue o trabalho de docente como catedrático de órgão e clavicórdio.

(notas do programa lsb_01jul01)

CONCERTOS

San Pablo_15dez01 <> lsb46_01jul01