apao_logonovo_08.gif (1276 bytes)Tadeu Filipe

        Natural da cidade de S. Paulo (Brasil) iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música Óscar da Silva em Matosinhos, onde estudou com os Profs. Jaime Mota e Álvaro Teixeira Lopes, prosseguindo os seus estudos no Conservatório de Música do Porto com o Prof. Vitali Dotsenko.

            Com o decorrer dos anos desenvolveu o interesse pelo órgão e frequentou na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto a classe de órgão da Prof. Rosa Amorim e a Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro (área específica Órgão) onde estudou com o Prof. Domingos Peixoto.

            No ano de 1995 iniciou o Curso Nacional de Música Sacra realizado no Santuário de Fátima, onde estudou com o Prof. Franz Stoiber (Escola Superior de Música Sacra de Regensburg – Alemanha).

Em 1997 foi finalista no Concurso de Órgão realizado na Catedral de Leiria.

Por diversas vezes, teve a oportunidade de frequentar cursos internacionais, onde pode contactar com personalidades como:

  • Antoine Sibertin-Blanc (Festival Internacional de Música de Aveiro)
  • José Luis Uriol (Festival de Música Antiga em Daroca e IX Semana de Música Antiga de Évora)
  • Ton Koopman (Bach Festival Kurs em Leipzig)
  • Andrés Cea Galan
  • J. C. Zehnder
  • Brett Leighton (Academia de Órgano em Andalucía)

Paralelamente ao estudo de órgão frequentou o Curso de Cravo no Conservatório de Música de Coimbra sob orientação da Prof. Cândida Matos.

            Tem-se apresentado regularmente em vários pontos do país integrado nas actividades do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, nos Concertos Quaresmais organizados pela Plurifonia 2001, no Festival de Órgão 2002 e 2004 em Mafra, VIII Festival Internacional de Música de Mafra, no Ciclo de Concertos “Jovens Organistas em Aveiro”, nas Jornadas Europeias da Cultura e Património 2005, bem como no estrangeiro.

            Em Dezembro de 2001 é convidado a participar no concerto inaugural, após restauro, do órgão histórico da Igreja Paroquial de Adaúfe (Braga), o mesmo acontecendo em Penajóia (Lamego) em 2002 e S. João de Lobrigos (Santa Marta de Penaguião) em 2005.

            A nível pedagógico foi docente no Seminário Maior do Porto (1998-2005), na Escola Diocesana de Música Sacra de Aveiro, na Academia de Música de Castelo de Paiva e de Vilar do Paraíso.  

            Lecciona actualmente na Academia de Música de Paços de Brandão e no Conservatório Regional de Música de Vila Real.

            Colabora a nível musical com o Seminário do Bom Pastor (Porto) e o Seminário de Vila Real.

            Foi organista titular do órgão histórico e responsável da música sacra da Igreja Paroquial de Matosinhos (1993-2006), do Ciclo de Música Antiga para Órgão realizado naquele templo (1998-2005), fundador e director da Escola de Música da mesma paróquia, bem como a organização de concertos para órgão realizados na Igreja Matriz de Castro Daire e na Sé de Lamego em 2004.

            Em 2003 assume o trabalho de coordenação da música litúrgica em Paróquias da Diocese de Vila Real (Provesende, Sabrosa - 2005, Covas do Douro, Gouvães do Douro - 2006, Vilarinho de São Romão, Mateus – 2007) e Diocese de Bragança-Miranda (Sambade - 2007).

            Dirige o Cappella Douro – Ensemble Vocal desde a sua fundação em Outubro de 2006.

            É aluno de Mestrado em Órgão na Universidade de Aveiro.

CONCERTOS

  prt17_11mai03

vis20_04ago02

lsb48_03fev02

avr02_12jul03

avr20_24jun03

Contactos: 967 239 815 <> email.gif (3281 bytes)