CONSIDERAÇÕES GERAIS
O facto de se estar em quadra quaresmal implica um tom mais
recatado do repertório escolhido para órgão onde pontificam as
tonalidades menores: Prelúdio e Fuga em Sol menor de Buxtehude e Ária
Quarta em Sol de Johann Pachelbel. A mesma tonalidade se procura na
escolha das duas peças centrais: o recitatico do “Meio registo” de
Diego da Conceição e o Coral “Aus Tiefer Not” (“De profundis clamavi
ad te, Domine”) de Bach, uma obra extremamente densa e reveledora de
uma técnica contrapontística perfeita. Estas obras estão acompanhadas
de alguns pequenos motetes de temática penitencial e dentro do
espírito litúrgico da Semana Santa, nomeadamente o Respónsório “Vinea
mea” e o “Crux fidelis”.
Imprimindo um tom mais alegre, diríamos pascal, ao Programa temos
as duas peças seguintes: o “Ofertório” para a “Missa dos Conventos de
F. Couperim explora os contrastes de sonoridade do órgão enquanto que
o Concerto em Si bemol Maior de J. G. Walther é a transcrição de um
original de Taglietti que transporta para o órgão o diálogo e o estilo
concertante do barroco italiano, estruturado em jeito de Abertura, com
os quatro andamentos contrastantes.. São estas peças acompanhadas por
duas obras corais de carácter mais solene como é o conhecidíssimo
Coral “Jesus bleibet meine Freude” da Cantata BWV 147 de J. S. Bach, e
o coral “Tollite Hóstias” de Camille Saint Saëns.
PROGRAMA
Prelúdio e Fuga em Sol menor – DIETRICH BUXTEHUDE (1637-1707)
Prelúdio – Fuga I – Recitativo – Fuga II
(Órgão)
“Vinea
Mea” – SERAFIM COELHO
(Coro)
Ária
Quarta em Sol – JOHANN PACHELBEL (1653-1706)
Tema e
seis Variações
(Órgão)
“Crux
fidelis” – D. JOÃO IV
(Coro)
Meio
Registo do II tom acidental – DIEGO DA CONCEIÇÃO (S. XVII)
(Órgão)
“Meditação sobre a Paixão” – OSCAR MARQUES
(Coro)
Coral “Aus tieferNot” - JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)
(Órgão)
**
Ofertório da “Missa dos Conventos” – F. COUPERIN (1668-1733)
CORAL:
“Jesus bleibet meine Freude” – J.S. BACH
(Coro /
Violinos / Órgão )
Concerto em Si bemol Maior – J. G. WALTHER (1684-1748)
Adágio –
Allegro – Adágio – Allegro
“Tollite Hóstias” – CAMILLE SAINT-SAËNS
(Coro e Órgão)