|
Nascido no Porto,
concluiu, em 1983, o Curso de Filosofia, na Universidade daquela cidade e o Curso Superior
de Canto, no Conservatório Nacional de Lisboa, sob a orientação da Profª Fernanda
Correia.
Em 1984, frequentou ,
no Sweelinck Konservatorium, em Amsterdão, um Seminário sobre interpretação e estilo
da música vocal barroca, sob a orientação do Prof. Max van Egmond.
Em 1989, terminou o
Mestrado em "Lied und Oratorium", com a classificação máxima, apresentando a
tese "Aus der Mythologie " - ensaio sobre a importância filosofico-poética da
existência de uma temática mitológica grega, na obra de "Lied", de Schubert -
tendo sido bolseiro no Bundesministerium für Wissenschaft und Forschung, de Áustria. |
De 1989 a 1992,
frequentou o Estúdio de Ópera do Mozarteum, tendo recebido, para tal, uma bolsa da
Secretaria de Estado da Cultura, de Portugal.
Constam ainda do seu
curriculum os cursos realizados com:
Nicolaus Harnoncourt,
Sesto Bruscantini
C. Prestel
L. Pablo
|
F. Lopes Graça
W. Parker
C. Herzog
|
a actuação como membro solista do
Grupo de Música Vocal Contemporânea e a realização de inúmeros concertos em Portugal,
Brasil, Áustria, Alemanha, Itália, Chescolováquia e Noruega.
É actualmente Professor Colaborador
da Secção autónoma de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Colaborou com o Teatro Nacional de
S. Carlos e o Círculo Portuense de Ópera.
Desempenhou os seguintes papéis:Figaro, em "Le Nozze di
Figaro" (Mozart)
Don Alfonso, em "Cosi fan
tutte" (Mozart)
Leporello, em "Don Giovanni"
(Mozart)
Cassandro, em "La finta
semplice" (Mozart)
Baculus, em "Der
Wildschutz" (Lortzing)
Mr. Godineau, em "Medium"
(Menotti)
Morales, em "Carmen"
(Bizet)
El Cimarrón (Henze)
Prometheus, em "Prometheus"
(W. Niessner)
Masetto, em "Don Giovanni"
(Mozart)
Gravou para a RTP, Rádio e
Televisão austríacas (ORF).
(notas do programa
prt66_16jul95) |