Este solista de projecção internacional transformou o Ensemble Baroque de Limoges num instrumento de trabalho homogéneo, consagrado à música instrumental e vocal dos séc. XVII e XVIII. O grupo recebe convites para actuar em todos os festivais europeus de maior prestígio e renome internacional. Sendo regularmente convidados para o Centro de Música Barroca de Versailles, Christophe Coin e o Ensemble Baroque de Limoges participam nas jornadas consagradas aos compositores franceses, tais como Jean-Philipe Rameau, em 1994, Sébastien de Brossard, em 1995, bem como aos grandes motetes e a Jean-Cassanea de Mondonville. Em 1995 o Ensemble Baroque de Limoges obteve o prémio Victoire para o melhor conjunto instrumental, pela gravação da série integral das cantatas com violoncelo piccolo de Johann Sebastian Bach. A música alemã e italiana ocupam também um lugar privilegiado no repertório de Ensemble Baroque de Limoges. Desde 1997, a Orquestra trabalha na edição (co-edição Minkoff/Suisse e EBL la Borie/France), na divulgação e gravação discográfica das obras para viola de gamba de Johann Gottlieb Graun, representante da escola de Berlim, incluindo cantatas, concertos e música de câmara. Em 1997, Christophe Coin descobriu um manuscrito do italo-austríaco Antonio Draghi (1643-1700), tendo estreado uma das suas oratórias do sepulcro, La Vitta nella Morte. Outras realizações discográficas incluíram obras de Haydn e Mozart, designadamente a gravação dos concertos números 20 e 21 deste último, com Patrick Cohen no pianoforte, que foi citada como um disco de referência. O Ensemble Baroque de Limoges atribui igualmente um lugar privilegiado ao repertório espanhol. A zarzuela barroca Viento es la dicha de amor, de José de Nebra, foi revelada por Christophe Coin , em 1992, no quadro das actividades de Madrid-Capital Europeia da Cultura, e gravada para a etiqueta Audivis. O Ensemble Baroque de Limoges é, por outro lado, um lugar de reflexão acerca da prática musical, dos instrumentos e das técnicas de execução. Três colóquios internacionais sobre a viola da gamba francesa (1995), inglesa (1996) e alemã (1998) sucederam-se ao colóquio consagrado aos instrumentos de cordas simpáticas (1992). Outras jornadas especializadas têm abordado diferentes temas, entre os quais :
Assim, é retomada a tradição de investigação musical com mais de mil anos de antiguidade, na linha directa da escola da abadia de Saint-Martial de Limoges. O Ensemble Baroque de Limoges é composto pelos seguintes elementos:
(notas do programa ajuda_08out01) |
||
APAO - grupos | ||
CONCERTOS |