Grupo Coral de Santa Cruz - (Coimbra)

O Grupo Coral de Santa Cruz de Coimbra foi fundado em 1968 pela Irmã Maria Lina da Silva, da Congregação Franciscana de Stº António, com a finalidade de animar as celebrações litúrgicas na Igreja de Santa Cruz, parte integrante do antiquíssimo mosteiro dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho (Crúzios).

Mantém, ainda hoje, esta mesma actividade de forma regular, mas procurou alargar o seu âmbito através da prática da música polifónica e do canto gregoriano.

Tem sido, por isso, solicitado para diversos encontros de coros e tem organizado outros.

Destes últimos cumpre destecar a realização de reuniões de música coral e instrumental na Igreja de Santa Cruz (Conventus I, II, III).

Participou em eventos culturais de relevo, na cidade de Coimbra:

  • Centenário da morte do P. António Vieira
  • Concerto de homenagem a José António de Oliveira e José Maurício
  • Colaboração na gravação de um CD com peças do compositor José Firmino de Morais Soares
  • Ultimamente, em um outro da série "Os melhores Coros Amadores da Região"

e, também, fora da cidade.

Neste domínio cumpre destacar:

  • a participação da sua secção de canto gregoriano na Expo'98, em representação da cidade de Coimbra
  • a deslocação, em Junho de 1998, à região de Tarbes, com participação na celebração litúrgica em Lourdes e apresentações na catedral de Tarbes e em Ossum.

Tem participado regularmente na celebração eucarística transmitida pela RTP 2 e RTP Internacional, em diversas feiras medievais e, de há três anos a esta parte, apresenta com regulariedade, no tempo da Quaresma, a Paixão Segundo São João em canto gregoriano, intercalado com diversos motetes e responsórios.

O Grupo Coral de Santa Cruz é dirigido, desde 1978, pelo Dr. Fernando Taveira da Fonseca. Nascido em Vila Real, fez estudos secundários, superiores e músicais nos Padres Salesianos, tendo-se licenciado em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde agora é professor. Fez estudos musicais no Centro de Estudos Gregorianos em Lisboa, e estudou órgão com Antoine Sibertin-Blanc.

O Dr. Rui Pedro Cruz, estudante de canto e órgão no Conservatório de Coimbra, tem assumido a corresponsabilidade na direcção do grupo.

(notas do programa prt09_11jun00)

APAO - coros

CONCERTOS

prt09_11jun00