Nesse mesmo, ano, ambos viajaram para Basileia, onde Montserrat Figueras ingressa na Schola Cantorum Basiliensis e na Academia de Música de Basileia. Nesta instituição estudou canto com Kurt Widmer e Eva Krasznai. Em 1966, iniciou o estudo das antigas técnicas de interpretação vocal, desde a época dos trovadores até ao final do século XVIII, tendo desenvolvido desde então uma abordagem muito pessoal destes repertórios, afastada de toda a influência do modelo pós-romântico. Em conjunto com Jordi Savall e Ton Koopman , Montserrat Figueras gravou o seu primeiro disco, El Barroco Español. A colaboração com estes músicos estendeu-se a múltiplas ocasiões e mantém-se na actualidade. Com Jordi Savall , Hopkinson Smith e Lorenzo Alpert e outros músicos interessados nas mesmas pesquizas, Montserrat Figueras participou na formação do grupo Hespérion XX, no seio do qual realizaria numerosos concertos como solista na maioria dos países europeus, nos EUA,no Japão, na América do Sul, na Austrália e na Nova Zelândia. Também a Capella Reial da Catalunya solicita frequentemente o privilégio da sua colaboração. A par com a música renascentista e barroca, Montserrat Figueras interpreta um amplo repertório musical, desde O Canto da Sibila até à Tonadilla, incluindo programas mozartinos. Cabe destacar as suas interpretações dos personagens:
As suas gravações da música de Fernando Sor, bem como a sua participação no ópera Orfeo de Monteverdi, apresentada em Maio de 1993 no Gran Teatro del Liceo de Barcelona, contribuíram também para consolidar esta nova faceta da sua personalidade musical. Da discografia de Montserrat Figueras destacam-se as gravações dedicadas à música de:
Com a Capella Reial de Catalunya gravou os discos intitulados:
Para a etiqueta Alia Voz foram gravados os seguintes títulos:
Montserrat Figueras recebeu numerosas distinções, entre as quais os prémios:
(notas do programa acad_ciencias_03out01) |
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APAO - cantores | ||
CONCERTOS |