Associação Portuguesa Amigos do Órgão

Giampaolo di Rosa
organista

   

Organista, pianista, cravista.

Nasceu em 1973, em Cesana (Itália)

   A sua formação musical poli facetada, que abrange o aprofundamento analítico de múltiplos aspectos e domínios artísticos, é em larga medida devedora do convívio com Mestres mundialmente reconhecidos, com quem obteve os seus Títulos Académicos:

  • Diploma em piano, com nota máxima (com F. Di Cesare, Conservatório de Stª Cecília, Roma).

  • Diploma de Órgão e composição organística (com Mons. Miserachs, Conservatório S. Pietro a Majella, Nápoles).

  • Meisterklasse Diplom de Órgão, em Março de 2002 (com G. Kaunzinger, Hochschule fur Musik in Wurzburg, Alemanha). Trata-se do mais alto grau académico para o concertismo e virtuosismo organístico. Os exames finais incluíram uma série de concertos ao longo de 15 dias, o último dos quais inteiramente dedicado a obras originais e transcrições de Jean Guillou.

  • Licenza em Cravo, como solista ( com G. Wilson, Hochschule fur Musik in Wurzburg).

  • Meisterkurse em St. Eustache, Paris, a convite de Jean Guillou.

   Actualmente dedica-se de modo particular à Composição (Motete Sacro, Harmonia, Contraponto e Fuga) como modo de aceder a uma interpretação "crítica" da literatura musical.

   Conjugando a experiência da Composição com as qualidades sinfónicas e virtuosísticas do Órgão tem desenvolvido de maneira totalmente autónoma a arte de Improvisação, quer a solo quer em concerto com outros instrumentos, tendo conseguido resultados inovadores ao nível da Música de Câmara com Órgão, nomeadamente através de reelaborações e transcrições.

   Deu numerosos recitais de Órgão, e por vezes de Piano, um pouco por toda a Europa (Alemanha, Áustria, França, Rep. Checa, Itália, Espanha).

   É particularmente estreita a sua relação com Portugal, mormente com a Igreja de S. António dos Portugueses em Roma, onde tem divulgado o reportório para Órgão dos autores portugueses, quer antigos quer sobretudo contemporâneos - de quem por diversas vezes executou obras em primeira audição absoluta.

   No seu reportório priveligia as obras de Bach, de Liszt, dos românticos franceses, de Jean Guillou, além das suas próprias improvisações.

   Diversos compositores, de entre os quais o português Joaquim dos Santos , dedicaram-lhe expressamente peças para Órgão, Órgão e Marimba, Cravo e Flauta Doce.

   Da sua actividade como concertista foram publicados diversos CD's, tendo um seu concerto (na Sé de Lisboa) sido difundido recentemente pela Antena 2 da RDP.

   Dirige Festivais organísticos, que têm contado com a presença dos maiores intérpretes a nível internacional (Guillou, Kaunzinger, Rogg, etc).

   Tem desempenhado funções de organista na Liturgia em Itália, Alemanha e Portugal. É membro da Commissione Diocesana per la musica sacra na Diocese de Albano (Roma).

   Deslocou-se a Portugal pela quarta vez, onde tem sido entusiasticamente aplaudido. Num total de cerca de 20 concertos entre nós, já tocou em Lisboa (Sé e S. Vicente de Fora), Porto (Srª da Conceição), Braga (Sé e Santa Cruz), Leiria (Sé), Aveiro (Universidade) e Beja (Sé).

   Exerce funções de Direcção Artística e de Organista Litúrgico.

   É docente de Órgão e Improvisação da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto.

(notas do programa vis08_27jul02)


CONCERTOS

 cbr02_10abr01 avr09_25nov01 prt82_25nov01 prt81_26nov01
brg07_22nov01 cbr02_27nov01 lsb03_01dez01 brg07_26jul02

vis08_27jul02

prt66_07jul03 brg07_11jul03 avr09_13jul03

brg01_27jun04

vnc28_30jun07    

CONTACTOS

tlm(?)  « » EMAIL: mail@giampaolodirosa.com
www.giampaolodirosa.com
FOTOS

   APAO - Associação Portuguesa Amigos do Órgão