Paulo Gaio Lima, violoncelista

Nasceu no Porto.

Foi aluno de Madalena Costa no Conservatório de Música desta cidade e de Maurice Gendron no Conservatório Superior de Paris, cidade onde viveu durante sete anos, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério da Cultura.

Apresenta-se regularmente em Festivais de Música no seu país e no resto da Europa (Europália - Bruxelas, Huddersfield, Marais, Uzès Nantes, Torino, Trento...) assim como com as orquestras de Moscovo, Sveged, Xangai, Porto Alegre, Hannover, Monterrey...

Colabora com diversos grupos de música contemporânea, nomedamente:

  • Alternance

  • 2E2M

  • L'Itinéraire

  • Poikilon

  • Música Nova

  • Divertimento di Milano.

Apresentou em 1ª audição obras de Dusapin (Música 86 de Strasbourg), Koo, o Concerto para violoncelo de P. Hersant (Huddersfield/89) e 5 Miniaturas de C. Marecos (Cascais 2000 ).

Em 1987 foi violoncelo-solo convidado da Orquestra Sinfónica do Reno.

De 1992 a 2000 foi violoncelo-solo da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Fez parte do Quarteto Verdi de Paris.

Com Aníbal Lima e António Rosado formou o Artis Trio, tendo actuado na Dinamarca, França, Portugal e Itália.

Gravou em disco Concertos de L. Boccherini, Beethoven (com G. Ribeiro e P. Burmester), Brahms (com G. Ribeiro) e Schumann, assim como obras do repertório camerístico português (Pinho Vargas, C. Carneiro, Joly B. Santos ), para a EMI e a RCA.

A sua actividade pedagógica divide-se entre a Academia Nacional Superior de Orquestra de Lisboa, e cursos de aperfeiçoamento em todo o País, Espanha e Brasil.

(notas do programa curso de verão CCMB 2003)

APAO - violoncelistas <> outros concertos