Andrea Marcon ganhou em 1986 o 1º prémio no concurso Internacional de Órgão "Paul Hofhaimer" de Innsbruck e em 1991 o 1º prémio do concurso de clavicórdio de Bolonha. Nasceu em Treviso em 1963. Iniciou os seus estudos musicais com Vanni Ussardi. Mudando-se para a Suíça, frequentou de 1983 a 1987 a Schola Cantorum Basiliensis onde estudou entre outros com :
Outras influências importantes no seu percurso musical foram: Luigi Ferdinando Tagliavini, Hans van Nieuwkoop, Ton Koopman e Harald Vogel. Orientou seminários e cursos de aperfeiçoamento em toda a Europa como nas Academias Superiores de Música de Toulouse, Hamburgo, Londres, Goteborg, Malmoe, Karlsruhe, Friburgo, Amsterdão, Helsínquia e Copenhaga. Foi convidado para júri de vários concursos internacionais em Noremberga, Toulouse, Amsterdão. Alkmaar, Tóquio, Bruges e desenvolveu uma intensa actividade concertista nos mais prestigiados festivais e centros musicais europeus como organista, clavicórdista e director. Publicou composições inéditas de Girolamo Frescobaldi e Claudio Merulo e editou vários discos que mereceram grande reconhecimento como o Prémio Internazionale del Disco Vivaldi per la Musica Antica Italiana da Fondazione Cini di Venezia, o Diapason d'Or francês e por quatro vezes o Preis der Deutschen Schallplatten Kritik (prémio da crítica discográfica alemã). Depois de colaborar ceerca de 15 anos com os Sonatori de la Gioiosa Marca, fundou em 1997 a Orchestra Baroca di Venezia, como director desenvolvendo uma intensa actividade concertista. Esta orquestra actuou já em diversos países como Inglaterra, Espanha, Áustria, Alemanha e França merecendo aplausos unanimes por parte da critica especializada. Em 1999 assinou com a Orchestra Baroca di Venezia um contrato exclusivo com a etiqueta SONY Classical para trechos de óperas de Vivaldi, Marcello, Tartini e Locatelli. Em Dezembro de 2000 e ainda com a Orchestra Baroca di Venezia dirigiu a primeira apresentação em Itália da ópera "Siroe" de G.F.Haendel. É professor de clavicórdio, órgão e práticas executivas na Schola Cantorum Basiliensis. É membro do grupo de apoio científico criado pelo IPPAR para acompanhar o restauro dos órgãos da Basílica de Mafra. (notas do programa lsb46_04mar01) |
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