João Paulo Janeiro

João Paulo Janeiro é licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Musicais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Concluiu o Curso Superior de Órgão da Escola Superior de Música de Lisboa, no Instituto Gregoriano de Lisboa, sob a orientação de Antoine Sibertin-Blanc.

Participou em diversos cursos de Música Antiga, onde teve oportunidade de trabalhar com Ton Koopman, Ketil Hougsand e Joaquim Simões da Hora.

Em 1989 fundou o Grupo de Música Antiga "Flores de Música", tendo como objectivo principal a prática da Música Portuguesa dos sécs. XVII e XVIII.

Desde então tem dedicado parte da sua actividade ao estudo e transcrição da Música Barroca Portuguesa.

Tem-se apresentado em concerto em vários pontos do país, quer a solo, quer com aquele grupo.

Tem colaborado com o Coro e Orquestra Gulbenkian, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, na realização de concertos, récitas de ópera, e gravações para a RTP.

Participou em gravações discográficas de Música Portuguesa, com o Grupo Cantus Firmus e com o Coro Gulbenkian. Gravou, recentemente, um disco com música de influência italiana dos sécs. XVII-XVIII, em dois órgãos históricos de Évora.

Lecciona Órgão, Baixo Contínuo e Música de Câmara, na Escola de Música de Linda-a-Velha.

(notas do programa lsb46_4fev01)

CONCERTOS

evr07_27set97

evr13_20set97

vis20_04mai03

lsb46_04fev01

Contacto: telef: 218 494 955