Associação Portuguesa Joaquim Simões da Hora
Amigos do Órgão

   Joaquim Simões da Hora após ter concluído o Curso Superior de Órgão sob a orientação do Prof. Antoine Sibertin-Blanc, frequentou o Curso de Interpretação de Música Antiga dirigido pelo Prof. Macario Santiago Kastner no Conservatório Nacional de Lisboa.

     Em 1971, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, realizou um estágio de aperfeiçoamento artístico na Bélgica, sob a orientação do organista Kamiel d'Hooge.

 

Joaquim Simões da Hora

outras fotos

artigos

J.Simões Hora - Marco na Hist. Órg. Port

 biblioteca - cds

 biblioteca - discos

Concertos

prt38_05dez85 lsb04_23out94
cbr01_21nov85 lsb46_08jul94
lsb02_15nov85 cbr01_24jun94
lsb48_10nov85 lra10_06out93
 

A sua actividade de concertista inclui tanto apresentações regulares nos principais órgãos do País como uma carreira internacional intensa traduzida em frequentes concertos e participações em festivais nos diversos países da Europa e nos Estados Unidos.

Paralelamente, Joaquim Simões da Hora tem vindo, a desenvolver um trabalho sistemático de estudo e divulgação da Música Antiga Ibérica, quer através de gravações discográficas - entre as quais importa salientar as realizadas nos órgãos históricos das catedrais do Porto, Évora e Faro, e das Igrejas de Stª Maria de Óbidos e da Universidade de Coimbra - quer por meio de uma significativa actividade pedagógica.

Desde 1977 exerce o cargo de professor da Classe de Órgão do Conservatório Nacional de Lisboa, tendo simultâneamente regido diversos cursos internacionais de interpretação, ao lado de personalidades como José L. Uriol, Ton Koopman e Jordi Savall.

(notas do programa cbr01_24jun94)

Em 1995, no dia de Portugal, o Presidente Mário Soares, atribuiu-lhe o grau de comendador da Ordem do Infante.

(Faleceu a 1 de Abril de 1996)


Lista geral de organistas
Concertos Revista ORGANISTAS NA HISTÓRIA Biblioteca