A partir de 1987, participou frequentemente nos agrupamentos musicais dirigidos por Jordi Savall.
Por intermédio de Jordi Savall , adquiriu conhecimentos em primeira mão sobre o repertório para viola da gamba do século XVII, tendo recebido de Montserrat Figueras lições sobre a música vocal espanhola dos sécs. XVI e XVII. A partir de 1987, Rolf Lislevand fixou-se em Verona, Itália. Convivendo estreitamente com uma civilização antiga, sempre desperta tanto para o modernismo como para a tradição, de modo a conseguir aperfeiçoar uma concepção exaustiva do estilo e da estética da música barroca. Assim, tenta reconstituir a maneira autêntica de representar em cena a música italiana da primeira metade do século XVII. As gravações de Rolf Lislevand são editadas pela Astrée-Auvidis. O seu primeiro CD de música italiana para alaúde, de Hieronymus Kapsberger, obteve críticas assinaláveis e o Diapason d'Or 1994. Rolf Lislevand recebeu também um prémio na feira internacional do disco MIDEM, na categoria do melhor disco de música anterior a 1650. Entre as suas gravações a solo contam-se Sanz & Santa Cruz, e os Concertos para Alaúde de Vivaldi, que obtiveram o Diapason d'Or , para além de galardões da crítica em 11 países diferentes. Nos últimos anos, Rolf Lislevand alargou as suas actividades e começou a trabalhar como solista e professor. No Conservatório Nacional Regional de Toulouse desenvolveu um método didáctico para alaúde, uma tradição que tem sido ignorada desde há séculos. Desde 1993 é professor na Escola Superior Estadual de Música de Trossingen, na Alemanha. Enquanto a maioria das academias de música fazem basear a aprendizagem na tradição romântica do ensino, tendo como base o séc. XVIII, a Escola Superior de Trossingen prossegue ideais que encontram fundamento nos conceitos humanísticos acerca do Homem e do artista. (notas do programa acad_ciencias_02out01I) |
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